metropoles.com

Covid-19: cartórios registram mais óbitos do que a pasta da Saúde

Segundo dados da Arpen-Brasil, o número de mortes até agora é 294 – o Ministério da Saúde, porém, ainda aponta 241 vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) informou que o Brasil teve, até as 20h dessa quarta-feira (01/04), 294 óbitos com “causa mortis” identificada como suspeita ou confirmação de coronavírus por médicos que assinaram atestados de óbitos em todo o país. Dados do Ministério da Saúde, contudo, dão conta de 241 mortes.

Os números fazem parte do Portal da Transparência, plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país e que é administrada pela Arpen.

Até agora, São Paulo, com 203 óbitos, e Rio de Janeiro, com 46, são os estados com mais mortes registradas como confirmadas ou suspeitas de Covid-19. Na sequência aparecem Distrito Federal, com 8 casos, e Pernambuco, com 7.

A plataforma disponibiliza, ainda, as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúde como Insuficiência Respiratória e Pneumonia, doenças relacionadas ao surto que podem constar como causas de falecimentos antes da confirmação de Covid-19. Somente no mês de março de 2020 foram registrados 9.036 óbitos destas doenças em todo o país.

Segundo a Arpen, os números podem ser ainda maiores. Isto por que a Lei Federal 6.015 prevê um prazo para registro de até 24 horas do falecimento, podendo ser expandido para até 15 dias em alguns casos.

Compartilhar notícia