metropoles.com

Cotada para cargo na Saúde já participa de reunião com atual titular

Ministério da Saúde terá três novos secretários nesta quarta-feira (16/2). Mudança ocorre após saída de Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
***ministerio-da-saude
1 de 1 ***ministerio-da-saude - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde passará por reorganizações nas principais cadeiras da pasta. Três secretarias terão novos titulares: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) e Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES).

Maíra Batista Botelho, atual diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), e cotada para uma das vagas, participou de agendas junto ao médico Sérgio Yoshimasa Okane, secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), que deixará o cargo.

Em dois encontros previstos na agenda do secretário-executivo Rodrigo Cruz, Maíra e Sérgio participam como representantes da SAES. Na reunião executiva tripartite, feita semanalmente junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Maíra também participou, pela primeira vez, neste mês.

A dança das cadeiras nas secretarias do Ministério da Saúde será oficializada nesta quarta-feira (16/2), no Diário Oficial da União (DOU). As indicações já foram enviadas para a Casa Civil, responsável pela publicação. Integrantes da pasta explicaram ao Metrópoles que o ministro Marcelo Queiroga pretendia promover uma reestruturação, que começou após a saída de Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina, que estava à frente da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Entenda quem assume cada cargo

Hélio Angotti Neto assume o lugar de Mayra na SGTES. O secretário está no centro de recentes polêmicas envolvendo orientações para o tratamento da Covid-19 no SUS. Ele negou relatório produzido pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) que não recomenda a utilização do kit Covid para o tratamento da doença. Na última sexta, Hélio negou também o recurso apresentado pelos pesquisadores. O documento agora será analisado pelo ministro.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), antes presidida por Angotti, agora será coordenada por Sandra de Castro Barros, atual diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, parte da SCTIE.

O secretário Sérgio Okane, da SAES, deixará o quadro do ministério por entender que já cumpriu seu papel no combate à pandemia. Nome de confiança de Queiroga, Okane deve retornar para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). No seu lugar, assume Maíra Batista Botelho, da DAET.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?