metropoles.com

Coronavírus: Santuário de Aparecida cancela missas e celebrações

Em Pernambuco, a festa de Nossa Senhora dos Prazeres foi cancelada. No Espírito Santo, padres querem celebrar missas pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

O Santuário Nacional de Aparecida anunciou neste sábado (14/03), a suspensão temporária de todas as missas e demais celebrações devido à pandemia do coronavírus. A visita ao templo, no entanto, continua permitida.

O santuário comunicou também que a higienização dos espaços comuns será reforçada. Espaços pequenos como elevadores, auditórios e salas de reunião terão seu número de usuários reduzido. As medidas têm como objetivo reduzir a disseminação do coronavírus.

Pernambuco
A pandemia de coronavírus compromete a programação de festas e de procissões religiosas que tradicionalmente ocorrem nesta época do ano no Brasil. Em Pernambuco,  a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, anunciou também neste sábado, o cancelamento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres que começaria no dia 12 de abril e duraria dez dias.

Conhecido também como Festa da Pitomba, o evento é uma tradicional celebração religiosa da cidade em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres. Eram esperadas 40 mil pessoas por noite e uma procissão com outras 100 mil.

Todos os eventos públicos no município de 700 mil habitantes também estão cancelados a partir da próxima segunda-feira dia 16 de março.

“Desde que surgiram as primeiras informações sobre o coronavírus, no início de fevereiro, montamos um plano de contingenciamento com ações preventivas. E já temos recursos na ordem de R$ 7 milhões, que serão aplicados na estruturação de ações o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira (PL).

Espírito Santo
Em Vila Velha, no Espírito Santo, a programação convencional da Festa da Penha também está ameaçada. A organização não descarta realizar as missas, previstas para entre 12 e 20 de abril, apenas por meio da internet. Este ano os tradicionais festejos, que têm como ápice a Romaria dos Homens, com mais de 100 mil devotos, chegam à 450ª edição.

“Nada nos é mais caro do que a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nessa manifestação de amor. Nesse sentido, manteremos o evento, rezaremos e homenagearemos à Nossa Senhora das Alegrias. Porém, se necessário for para garantir a segurança dos fiéis, buscaremos fazer isso de forma virtual”, informou a comissão organizadora.

CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que não emitirá uma determinação padronizada para todas as igrejas. Cada diocese deverá fazer a própria avaliação sobre estratégias para conter a disseminação do vírus.

O primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Brasil em 26 de fevereiro. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, prevê “20 semanas duras” por causa da pandemia.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?