O governador do Ceará, Camillo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram que vão adotar a medida mais restritiva de isolamento: o chamado lockdown.
De acordo com informações do jornal O Globo, a população só poderá sair às ruas para buscar serviços essenciais, como supermercado e farmácia. Também serão usados bloqueios nas entradas da cidade.
“Tomamos a decisão conjunta de implantarmos um isolamento social rígido na capital, com ações mais restritivas e controle de circulação de pessoas e veículos, restringindo ambientes públicos para diminuirmos a velocidade que esse vírus tem se propagado”, assinalou Camilo.

Máscaras de proteção contra o coronavírusTai's Captures/Unsplash

As máscaras faciais, distanciamento social e limpeza frequente das mãos atuam contra o contágio com a Covid-19Hugo Barreto/Metrópoles

Especialistas apostam que testagem em massa pode ajudar a diminuir o ritmo da pandemiaRafaela Felicciano/Metrópoles

A recomendação é ficar em casa. Mas, se for sair, use máscaraHugo Barreto/Metrópoles

Resultado dos testes rápidos era divulgado pela internetHugo Barreto/Metrópoles

Testagem em massa está sendo realizada no DFHugo Barreto/Metrópoles

Profissionais de saúde trabalham para controlar a pandemia no Brasil e no mundoHugo Barreto/Metrópoles

Equipe de médicos e enfermeiros aplaude paciente que recebeu altaRafaela Felicciano/Metrópoles

Talita Souza Carmo, professora especialista em bioprocessos e fermentação, está na linha de frente do combate à Covid-19Arquivo pessoal

Lugares públicos, como o Metrô-DF, são higienizados preventivamente contra o novo coronavírusIgo Estrela/Metrópoles

Metrô faz limpeza preventiva contra o novo coronavírus durante a madrugadaIgo Estrela/Metrópoles
O governador também prorrogou o decreto que proíbe o funcionamento de comércio, bares e restaurantes até o dia 20 de maio. Camilo anunciou ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras a pessoas que precisarem circular nas ruas.
Dados da Saúde
Fortaleza, até o momento, conta com 8.342 pessoas infectadas pela doença. O estado é o terceiro local com mais casos do coronavírus, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já foram registrados no Ceará 733 óbitos.