Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Conselho Nacional de Trânsito proíbe radares escondidos nas vias do país

As novas regras atendem ao pedido do presidente Jair Bolsonaro para que radares em estradas fossem apenas "educativos"

10/09/2020 14:36, atualizado 10/09/2020 15:57
Divulgação/PRF
Policial rodoviário federal mede velocidade em estrada

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu radares ocultos nas vias do Brasil. Segundo a resolução, publicada nessa quarta-feira (9/9) no Diário Oficial da União, os locais monitorados deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com medidores visíveis. O aato normativo entra em vigor a partir de 1º de novembro deste ano.

Fica proibido também o uso de equipamentos sem registrador de imagens, e haverá restrições quanto à instalação de radares redutores, conhecidos como “lombada eletrônica”. Os dispositivos deverão ser utilizados apenas em locais de maior vulnerabilidade para os usuários da via.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Outro ponto diz respeito aos locais em que houver redução gradual de velocidade. Nesses pontos, será obrigatória a sinalização, a fim de eliminar radares instalados em lugares em que há oscilação do limite de velocidade.

As novas regras atendem ao pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que radares em estradas fossem apenas “educativos”, e não punitivos. O chefe do Executivo chegou a ordenar a suspensão de radares móveis em rodovias federais, mas a Justiça sustou os efeitos da determinação do mandatário do país.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles