Goiânia – Quem olha de longe, confunde. De topete no gel, barba riscada, óculos escuros, camisa aberta e cordão no pescoço, o comediante e criador de conteúdo na internet, Lucas Willian, de 28 anos, é o ator por trás do sósia “baixo custo” do sertanejo Gusttavo Lima. Ele é o Gusttavo “Liso”, que parodia o artista famoso.
O sobrenome Liso é em referência à conta bancária do personagem, bem diferente da do cantor milionário. Gusttavo Liso foi criado há mais de quatro anos, mas o personagem começou a ficar mais famoso bem recentemente, após a viralização de paródias na web e aparições na televisão.

Gusttavo "Liso" em frente a loja da Havan, em referência à mansão do verdadeiro Gusttavo LimaO Fuleiro da Web

Lucas Willian, de 28 anos, é o criador do Gusttavo LisoO Fuleiro da Web

Comediante e criador de conteúdo na Web, Lucas Willian tem mais de 222 milhões de views no YoutubeRamon

Personagem Gusttavo Liso em cena de clipe de paródiaO Fuleiro da Web

Gusttavo Lima ao lado do sósia Gusttavo "Liso"O Fuleiro da Web

Diferente do original, Gusttavo "Liso" chega para show de Chevette, carroça e até bicicletaO Fuleiro da Web

Comediante criou personagem inspirado no sertanejo Gusttavo LimaO Fuleiro da Web

Gusttavo Liso em participação do programa do Rodrigo FaroO Fuleiro da Web

Participações na TV ajudaram a bombar o personagem Gusttavo LisoO Fuleiro da Web
No último Carnaval, ele chegou ao auge, subindo ao palco e cantando com o Gusttavo Lima verdadeiro, em um show em Caldas Novas, cidade turística goiana, onde Lucas Willian vive com a família.
“Quando o Gusttavo Lima tinha topete, um ou outro falava que eu parecia com ele. Aí eu falei: Vou fazer minha versão. Só que no começo não viralizou. Lancei o apelido carinhoso tempos atrás. (…) Depois que o Gusttavo Lima compartilhou, a história mudou, o homem é forte”, contou Lucas ao Metrópoles, que soma mais de 222 milhões visualizações no seu canal no YouTube.
Paródias
Além do visual muito parecido com o do sertanejo, o Gusttavo Liso também canta sucessos do “Embaixador”, mas com a letra modificada, sempre fazendo alusão à quebradeira financeira do personagem. As paródias fazem sucesso.
Em Pendências, ele pede mais prazo para pagar o cobrador.
“Existe tanta conta para quitar, então vai com calma para eu te pagar”, canta o sósia do sertanejo.
Já em Nota de Repúdio, o tema é a falta de itens básicos para sobrevivência.
“Eu tô lascado, cortaram minha luz, não paguei o talão. Acabou o gás, vou vender o bujão para pagar a pensão”.
No sucesso mais recente, Bloqueado, o personagem Gusttavo Liso lamenta a conta no banco no negativo.
“F*deu! Tô negativado! É muita raiva misturada com pobreza. Olha eu chorando e não tem nada na minha mesa”.
Veja o clipe de Nota de Repúdio:
Performance
Lucas Willian também faz apresentações ao vivo como sósia do sertanejo. No último show, ele chegou na apresentação em um Ford Del Rey, com direito a porta defeituosa que demora a abrir. Um ator vestido de segurança em miniatura vai na frente “protegendo” o comediante. A plateia vai ao delírio.
“Essa ideia de chegar de carro é recente, é mais porque vi o Embaixador chegar subindo no palco. Como ainda estou “liso”, tem vez que chego de carroça, de bicicleta, o importante é chegar”, contou Lucas para a reportagem.
Veja o vídeo:
Lucas gasta cerca de 40 minutos para se transformar em Gusttavo Liso. Além das roupas a caráter, ele passa chapinha no cabelo e refaz as tatuagens do sertanejo, usando tinta de impressora.
“As tatuagens eu fazia com rena, mas deu alergia e eu tive uma reação muito forte. Aí eu passei trinta dias com essa alergia. Agora eu só uso tinta de impressora, transfere para a pele e tiro no mesmo dia”, descreveu.
Pegadinhas
Apesar do sucesso de Gusttavo Liso, esse não é o único personagem conhecido de Lucas Willian. Ele começou a fazer sucesso na internet fazendo pegadinhas filmadas pela ruas de Caldas Novas.
Há cerca de cinco anos, ele trabalhava em um hotel da cidade e pegou dinheiro emprestado com o patrão para comprar equipamentos e fazer vídeos em um canal no YouTube. Nascia aí o canal O Fuleiro na Web.
“Eu tinha um salário bem baixo. Dormia poucas horas. Eu trabalhava durante o dia, gravava de tarde e editava os vídeos à noite. Eu tinha que fazer dar certo. Fiquei um ano assim, até viralizar o primeiro vídeo”, contou Lucas Willian.
Os vídeos que mais bombaram na internet são os de pegadinha. Em um deles, Lucas se veste de manequim, fica parado na porta de lojas e dá susto nas pessoas. Em outro, ele se veste de “moita”, uma roupa cheia de folhas, e se mexe de forma repentina ou mexe com os pedestres.
Atualmente, O Fuleiro na Web tem mais de 222 milhões de visualizações. Lucas consegue viver há quatro anos com a monetização de seus vídeos.
Na época que os vídeos de pegadinhas viralizaram, Lucas foi a programas de TV, incluindo o da Eliana, na Record. Já com “Gusttavo Liso”, ele foi convidado para o programa comandado por Rodrigo Faro, também na Record.
Veja a pegadinha do “Homem Moita”:
Pé no circo
O jovem humorista nasceu em Petrolina de Goiás, cresceu em Trindade, na região metropolitana de Goiânia, e depois foi para Caldas Novas, onde vive com a esposa Iara e o filho Miguel, de 5 anos.
Lucas disse que tem as artes circenses na veia. O avô dele foi dono de um circo e toda a família trabalhava nessa área.
“Picadeiro é onde domino. Eu fazia de tudo. Já fui corda bamba, pilotava bicicleta de uma roda só, palhaço (era o palhaço Pinico), número com fogo, malabarismo”, relembra.
O avô teve 13 filhos, nascidos em diferentes partes do Brasil, onde o circo estava. A mãe de Lucas teve quatro filhos e os criou todos sozinha.
O comediante segue investindo no seu personagem “Gusttavo Liso”. Ele até vem melhorando a voz para cantar as paródias e planeja gravar novas músicas e duetos com outros humoristas.