Congresso: líderes comentam pedido da PGR pela condenação de Bolsonaro

Base e oposição do governo repercurtiam pedido de condenação de Bolsonaro por participação na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Líderes da base do governo e da oposição no Congresso repercutiram, nesta terça-feira (15/7), o pedido feito nessa segunda-feira (14/7) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 réus acusados de liderar a trama golpista.

Em nota, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que o objetivo da investigação é “calar o principal opositor político do atual governo”. “Para criar, pasmem, o crime de opinião, que não consta do Código Penal brasileiro e nem poderia, pois a opinião está protegida pela Constituição da República, ao abrigo da liberdade de expressão”.

Já o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), usou o X para comemorar a decisão da PGR. Em um post, Guimarães disse que “as investigações e prováveis condenações dos criminosos demonstram que nossa democracia e nossa soberania são sólidas e inegociáveis”.

Até o momento da publicação desta matéria, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não haviam se manifestado em relação ao pedido da PGR.

As alegações finais da PGR e dos réus marcam a conclusão da fase de instrução do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, a Suprema Corte, deve julgar se os réus devem ser condenados ou absolvidos das acusações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?