Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Confira íntegra do depoimento de Bolsonaro sobre interferência na PF

Agora, Polícia Federal deverá remeter o inquérito ao procurador-geral da República, Augusto Aras

, Repórter de Brasil04/11/2021 12:54, atualizado 04/11/2021 13:19
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Fotografia colorida do presidente bolsonaro militar exercito plano de guerra militares

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prestou depoimento, na noite de quarta-feira (3/11), à Polícia Federal, sobre o inquérito que apura suposta intervenção política na corporação. De acordo com o documento obtido pelo Metrópoles, o chefe do Executivo federal respondeu a todos os questionamentos.

Esse é um dos últimos andamentos do inquérito.

Confira a íntegra do depoimento:

Depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal by Metropoles on Scribd

O depoimento ocorreu após determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). O prazo era de 30 dias e terminava em 7 de novembro. A forma do depoimento travou a oitiva. O mandatário da República tentou prestar informações por escrito, mas posteriormente voltou atrás.

A investigação começou após o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro apontar que o presidente o pressionava para substituir o diretor-geral da corporação, à época Maurício Valeixo, além da coordenação da Polícia Federal no Rio de Janeiro — reduto eleitoral de Bolsonaro.

Segundo Moro, o presidente queria um aliado e exigia acesso a relatórios sigilosos da corporação. O caso foi motivo de crise e ocasionou o pedido de demissão do então ministro da Justiça, em abril de 2020.

Agora, a Polícia Federal deverá remeter o inquérito ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem cabe decidir sobre eventual denúncia contra o chefe do Executivo nacional.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters