metropoles.com

Conecte SUS: certificado não é emitido para quem tomou mix de vacinas

O assunto tem sido empecilho para quem deseja viajar para países que exigem certificado de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fila para tomar vacina na Asa Sul, em Brasília
1 de 1 Fila para tomar vacina na Asa Sul, em Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Conecte SUS, programa do Ministério da Saúde que mostra os registros de vacinação contra a Covid-19, passou a exibir um alerta de que os brasileiros que tomaram mix de vacinas não podem emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. “O Ministério da Saúde ainda não permite a emissão do certificado para esses casos”, diz o comunicado.

Veja o aviso:

Em geral, o problema ocorre principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por indisponibilidade, tomou a dose da Pfizer, como indicado pelo governo. A questão tem afetado, em grande parte, gestantes.

O assunto tem sido um empecilho para quem deseja viajar para países que exigem certificado de vacinação. Além disso, pessoas que moram em cidades que exigem o passaporte da vacina para a entrada em eventos e estabelecimentos também estão sendo afetadas.

No inicio do mês, membros do Ministério da Saúde se reuniram para discutir os problemas relatados por usuários do aplicativo Conecte SUS. A reportagem entrou em contato com a pasta, mas até a publicação da reportagem, não obteve resposta.

Compartilhar notícia