Conar: Burger King deve mudar anúncio de produto que não leva costela

Rede de fast-food foi condenada em 1ª instância de propaganda enganosa após reclamações de consumidores pela falta do ingrediente principal

atualizado 22/09/2022 16:30

Imagem mostra sanduíche do BK-metrópoles Divulgação/Burger King

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu manter a recomendação para que o Burger King altere as peças publicitárias referentes ao sanduíche Whopper Costela. A rede de fast-food chegou a mudar o nome do hambúrger para Whopper Paleta Suína, após ser alvo de reclamações dos consumidores por não ter o ingrediente principal no produto: carne de costela.

A polêmica sobre o nome veio à tona quando foi revelado que o sanduíche McPicanha, do McDonald’s, não tem picanha. O Burguer King, rival direto da marca de fast-food, também foi acusado pelo Procon do Distrito Federal de comercializar o Whopper Costela sem costela. Acusado de propaganda enganosa, a empresa informou que o sanduíche conta com “paleta suína” e “aroma de costela 100% natural”.

Porém, o Procon constatou que há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não a presença da carne de costela em si. Em junho, o Conar julgou que a empresa deveria mudar os anúncios para não enganar os consumidores.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

 

O episódio chegou até a ser discutido em comissão do Senado. Os senadores citaram a repercussão nas redes sociais e considerou que a publicidade deveria exibir elementos que permitam compreender que a costela não é a matéria-prima principal do sanduíche.

O Burger King recorreu da decisão e, em defesa, alegou que os anúncios possuíam informações claras sobre o produto, vendido desde o final de 2021.

Os conselheiros do Conar, no entanto, confirmaram por unanimidade o julgamento em primeira instância. Não cabe mais recurso.

Mais lidas
Últimas notícias