metropoles.com

Com defesa de vacina, parada LGBT mobiliza favelas do Complexo da Maré

Parada LGBT se tornou tradição no Complexo da Maré, que engloba 16 comunidades na zona norte do Rio. Evento tem testagem de HIV gratuita

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Aline Massuca
parada LGBT
1 de 1 parada LGBT - Foto: Foto: Aline Massuca

Com críticas aos negacionistas e a defesa da vacinação contra a Covid-19, a 14ª edição da Parada LGBT do Complexo da Maré mobiliza as comunidades da região neste domingo (14/11) no Rio de Janeiro.

O evento conta com testagem gratuita de HIV e conscientização sobre formas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

0

Apesar de o evento ser restrito a 500 pessoas, conforme limite estabelecido pelo município para realização em locais abertos, a parada gay deve alcançar público maior, já que a mobilização vai passar por parte das 16 comunidades que formam o Complexo da Maré. Dois carros de som animam a festa. No início da noite, o evento estava começando a encher.

Presidente da organização não governamental (ONG) Maré sem Preconceito, o cabeleireiro Alberto Araújo Duarte, de 53 anos, conhecido como Beto Cabeleireiro, diz que o evento vai manter a tradição da primeira parada LGBT do Brasil realizada dentro de uma comunidade.

“Melhores dias estão para vir, porque já passamos da fase mais brava da epidemia, apesar de ela continuar entre nós”, destacou ele.

A parada conta com apoio da Associação de Moradores Nova Vida, da 30ª Região Administrativa do Rio de Janeiro e do Grupo pela Vida, que desenvolve trabalhos de prevenção ao HIV e Aids e tem equipes destinadas à testagem de ISTs durante a parada LGBT.

O pedagogo Felipe Oliveira, consultor da ONG, disse que o evento segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus e, neste ano, destaca a importância de se celebrar a vida.

“Queremos celebrar a vida, demonstrar neste momento a nossa solidariedade a pessoas que perderam entes queridos e tentar um recomeço, mas ainda estamos preocupados com a nova da Covid-19”, afirmou o pedagogo, ressaltando que o evento respeita o limite de público junto autorizado pelo município para eventos em área aberta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?