metropoles.com

CNJ abre reclamação contra desembargador que defende réu do 8/1

Desembargador aposentado Sebastião Coelho, que defende réu por envolvimento em 8/1, fez discurso defendendo a prisão de Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/ Metrópoles
foto colorida do ex-desembargador sebastiao coelho - Metrópoles
1 de 1 foto colorida do ex-desembargador sebastiao coelho - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/ Metrópoles

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga as primeiras ações penais contra executores dos atos de 8 de janeiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu reclamação disciplinar contra o desembargador aposentado Sebastião Coelho, que ameaçou prender Alexandre de Moraes.

Acontece que Sebastião Coelho também é responsável pela defesa de Aécio Lúcio Costa Pereira, um dos quatro réus que será julgado no STF pelos atos golpistas.

Veja fotos do julgamento:

0

O corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, não só instaurou uma reclamação disciplinar contra o desembargador aposentado, como também determinou a quebra do sigilo dos dados bancários dele, por considerar que Sebastião Coelho pode ter financiado atos golpistas.

Desembargador: “Solução será prender”

No texto da decisão que instaura a reclamação, Salomão cita falas antidemocráticas do desembargador, como quando ele disse que iria prender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“A solução será prender Alexandre de Moraes! E eu dou base legal para isso”, declarou Sebastião Coelho em um palanque no QG do Exército, em Brasília, no dia 20 de novembro do ano passado.

Sebastião Coelho é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

Nesta semana, o STF realiza o julgamento dos quatro primeiros réus por tentativa de golpe no ato de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e destruídas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma tentativa de derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?