metropoles.com

Vivo admite vazamento de dados em app com milhões de clientes

Problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair informações de cadastrados

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Celular
1 de 1 Celular - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Na tarde desta terça-feira (05/11/2019), a operadora Vivo admitiu o vazamento de dados de clientes na internet, devido a uma brecha de segurança na plataforma Meu Vivo, utilizada por clientes para gerenciar dados de assinatura. São informações do Techtudo.com.

O problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair dados como nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o nome da mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”.

O Olhar Digital informou que a pane no sistema de segurança da Vivo deixaria expostos os dados de cerca de 24 milhões de consumidores. Em nota, a empresa telefônica diz que “o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada”. No entanto, ela se recusou a informar o número exato de potenciais vítimas.

Ainda de acordo com a publicação, a brecha foi descoberta há duas semanas por pesquisadores de segurança digital. Por sua vez, a Vivo afirma que tomou conhecimento da falha na noite dessa segunda-feira (04/11/2019).

Meu Vivo inoperante
Desde então, o assunto ganhou repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do Meu Vivo ficou inoperante durante parte do dia, provável reflexo dos trabalhos para correção da falha.

A empresa não disponibilizou nenhuma ferramenta para que clientes chequem se seus dados foram liberados na internet sem consentimento.

No comunicado, a Vivo diz:

“A Vivo informa que, na noite de ontem, em pouco menos de três horas, a empresa identificou e neutralizou uma vulnerabilidade no acesso ao portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de garantir privacidade e a segurança das informações de seus clientes. A empresa informa ainda que o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada.

A Vivo lamenta o ocorrido e ressalta que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança, na busca permanente pelos mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus clientes e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A empresa reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus clientes”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?