Supercomputador do Inpe só se aposenta quando novo chegar, diz Pontes

Marcos Pontes afirmou que o Tupã será substituído por outro aparelho mais moderno. Inpe alegou que desligamento seria por corte no orçamento

atualizado 15/06/2021 12:52

Ministro Marcos PontesHugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, afirmou nesta terça-feira (15/6), que o supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só será desligado quando o novo aparelho for integrado ao sistema.

Na segunda-feira (14/6), o Inpe divulgou que estava prestes de desligar, pela primeira vez na história, o supercomputador responsável por previsões de tempo e clima, tratamento e coleta de dados meteorológicos, emissão de alertas climáticos e pesquisa e desenvolvimento científico.

Segundo o instituto, o desligamento ocorreria em razão de uma redução de 18% no orçamento deste ano. O Inpe alegou só ter recebido uma parte da verba até agora.

Marcos Pontes, porém, alegou que foi comprado um novo supercomputador para substituir o atual.

“Foi comprado o novo computador. Agora, está no desembaraço, vamos dizer assim, para que o novo computador possa ser integrado. Está num processo de ligação e testes”, explicou ele.

0

“Vai ser muito bom porque o Tupã estava um pouco antigo, consome muita energia, usa água para refrigeração, estava ultrapassado. Esse computador novo vai substituir com vantagens tanto operacionais quanto no consumo de energia e outras vantagens ali dentro do sistema”, prosseguiu o ministro.

A declaração de Pontes foi dada no Palácio do Planalto, após cerimônia de assinatura do acordo Programa Lunar Artemis, projeto prevê ações de cooperação do Brasil com a Agência Espacial Americana (Nasa) para levar a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024.

O supercomputador Tupã está instalado em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Começou a funcionar em 2010 e é o principal equipamento utilizado pelo Inpe para fazer as previsões climáticas.

Últimas notícias