metropoles.com

Ministra da Ciência anuncia secretário-executivo e presidente da Finep

Secretaria-executiva será ocupada pelo docente Luis Fernandes, enquanto a Finep será presidida pelo ex-ministro Celso Pansera

atualizado

Compartilhar notícia

Wesley Sousa (ASCOM/MCTI)
Luciana Santos MCTI
1 de 1 Luciana Santos MCTI - Foto: Wesley Sousa (ASCOM/MCTI)

A ministra da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos (na imagem em destaque), anunciou, nesta quinta-feira (19/1), a nomeação de Luis Fernandes para a secretaria-executiva do ministério. A titular da pasta também oficializou a ida do ex-ministro Celso Pansera para a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI e que tem a função de Secretaria-Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Trata-se da principal fonte de financiamento público da ciência brasileira.

Em paralelo, Luis Fernandes exercerá a função de presidente do Conselho Diretor do FNDCT.

A expectativa é de que as nomeações sejam publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).

Perfil dos nomeados

Luis Manuel Rebelo Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Segundo o ministério, o docente possui larga trajetória acadêmica e experiência de gestão no setor público, tendo sido secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia de 2004 a 2007; presidente da Finep de 2007 a 2011, e em 2015; diretor-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ de 1999 a 2002; membro do Conselho Técnico-Cientifico – CTC da Capes de 2018 a 2022; secretário-executivo do Ministério do Esporte de 2012 a 2015; e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 e do Grupo Executivo dos Jogos Olímpicos de 2016.

Celso Pansera é formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes, e foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2015 a 2016.

Pansera foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Como deputado federal, presidiu a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil e integrou diversas comissões da Câmara dos Deputados como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Educação; Cultura; e Fiscalização Financeira e Controle.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações