Cidade de SP tem 85 novos casos da variante Ômicron; são 154, no total

Município identificou 85 novos casos da cepa da Covid-19 nesta terça (11/1); Ômicron representou 80% das infecções na última semana

atualizado 11/01/2022 19:45

Na imagem colorida, um frasco com ima agulha dentro e uma mão segurando o franco estão posicionados no centro. No fundo ha potes e outros frascosJosué Damacena/Fiocruz

São Paulo – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de São Paulo identificou 85 novos casos da variante Ômicron da Covid-19 nesta terça-feira (11/1). Com isso, a capital soma 154 casos da cepa.

Os novos dados já mostram uma predominância da variante na cidade. De acordo com a pasta, de 105 amostras analisadas na última semana pelo Instituto Butantan, 20 (19,4%) eram da cepa Delta e 85 (80,95%) da Ômicron. Cerca de 300 amostras de RT-PCR positivas são encaminhadas ao Butantan para análise genômica semanalmente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e prontos-socorros estão realizando testes rápidos no setor de triagem para identificar casos de Covid-19 e gripe em pessoas com sintomas respiratórios. Pacientes que tenham sintomas como dor de garganta, tosse, coriza e falta de ar podem comparecer às UBSs sem agendamento.

O aumento de casos de Covid, ocasionado pela nova variante – que é mais transmissível – já causou o cancelamento do Carnaval de rua no município, pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), e deve gerar novas restrições a grandes aglomerações no estado de São Paulo, segundo o governador João Doria (PSDB).

Mais lidas
Últimas notícias