metropoles.com

Chefe de gabinete do Turismo pega Covid-19, mas pasta não adota quarentena

Índice de trabalho remoto está caindo entre os servidores do governo federal e número de casos de Covid-19 entre eles passa de 1.876

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério minas e energia / ministério do turismo
1 de 1 Ministério minas e energia / ministério do turismo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O chefe de gabinete do ministro na pasta do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, anunciou pelo Facebook na noite de terça-feira (4/8) que está com coronavírus. Por causa do cargo, Rodrigues Filho tem acesso direto ao ministro Marcelo Alvaro Antonio e a outros servidores do ministério.

Apesar disso, o órgão não anunciou nenhuma medida de isolamento especial para as pessoas que tiveram contato com o chefe de gabinete nos últimos dias. O ministro, por exemplo, faz nesta quinta (6/8) reuniões internas e recebe o prefeito de Sebastião de Vargem Alegre (MG), Claudiomir José Martins Vieira, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, em seu gabinete, informa a agenda oficial.

“Talvez nem precisasse estar aqui comunicando de forma aberta, mas em função de ocupar um cargo público, onde a transparência é um imperativo da lei e também por não ter como avisar individualmente a grande quantidade de amigos, que graças a Deus tenho, venho participar-lhes que contraí a Covid”, escreveu ele na postagem.

O servidor, que já assumiu interinamente o cargo de ministro em 2019, informa ainda que está “bem” e que já teria atingido o “período crítico”.

Rodrigues Filho não informa o dia em que foi dia diagnosticado. Em sua agenda oficial, constava até ontem a reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto na terça (4/8). A assessoria de comunicação do ministério informou, porém, que o servidor já não foi trabalhar nesta semana.

Na semana passada, além do contato cotidiano com o ministro e com os servidores, o chefe de gabinete recebeu, segundo sua agenda oficial, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum; o vice-presidente da empresa Travel Ace/Zurich, Roberto Andres Roman; e o prefeito de Cambará do Sul (RS), Schamberlaen José Silvestre, na quarta (29/7).

Na terça (28/7), Rodrigues Filho se reuniu no ministério com o prefeito de Sepé (RS), Leocarlos Gazzoni Girardello.

Veja a postagem do servidor, cujo nome apareceu no noticiário em julho último porque o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, disse que ele havia feito uma indicação política para o órgão, um “favor”.

Coronavírus entre servidores federais

Os casos confirmados de Covid-19 registrados pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia chegaram a 1.876 no último dia 29/7, na última atualização.

0

O número de servidores em trabalho remoto vem caindo, ainda segundo o órgão. O último balanço, com dados coletados na semana de 20 a 24 de julho apontaram 49% dos servidores públicos federais civis trabalhando em casa, o que corresponde a 79.500 servidores. Na semana de 15 a 19 de junho, 55,7% estavam em trabalho remoto.

No DF, a Covid-19 já infectou 115.966 pessoas e 1.605 delas morreram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?