CE: cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma

Antônia Ione era conhecida como “Bira”, mãe de dois filhos e atuava como cozinheira dentro de uma das unidades da Polícia Militar do Ceará

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida, ex-cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, ex-cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma- Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Antônia Ione Rodrigues da Silva, cozinheira da Polícia Militar assassinada por faccionados, recebeu, nesse sábado (6/12), uma homenagem póstuma com um monumento no município de Saboeiro, interior do Ceará. Segundo a investigação, Antônia teria sido aliciada por integrantes de uma facção ligada ao Comando Vermelho (CV) para envenenar a comida dos policiais. Ao se recusar, ela passou a ser ameaçada e foi morta em casa, na frente de seus filhos.

A escultura, erguida na cidade onde Antônia morava, representa um ato de resistência ao crime organizado no Ceará, que é considerado o estado mais violento do país devido ao conflito sangrento entre facções na região, segundo a pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025. O monumento de cor marrom expõe os desenhos e traços de uma mulher, simbolizando Antônia, que deixou amigos, familiares e dois filhos para trás com sua morte.

CE: cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma - destaque galeria
2 imagens
ex-cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma
Faccionados do CV matam cozinheira após se recusar a envenenar PMs
1 de 2

Faccionados do CV matam cozinheira após se recusar a envenenar PMs

Reprodução / Redes sociais
ex-cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma
2 de 2

ex-cozinheira da PM morta por faccionados recebe homenagem póstuma

Reprodução/Redes Sociais

Entenda a tragédia

  • Antônia, de 45 anos, que trabalhou como cozinheira em uma unidade da Polícia Militar do Ceará, foi executada a tiros dentro de casa em Saboeiro (CE), na frente dos dois filhos da vítima, incluindo uma menina de 12 anos.
  • A mulher teria sido coagida por criminosos de uma facção do Ceará ligada ao Comando Vermelho (CV) para envenenar a comida que ela servia aos policiais.
  • Ao se negar, os faccionados passaram a ameaçá-la e, na noite de um sábado, em 18 de outubro deste ano, Antônia foi vítima de assassinato.
  • Em depoimento, o filho da vítima relatou que o adolescente já havia ameaçado a mãe dias antes do crime.
  • Policiais militares disseram que Antônia, em conversa anterior, afirmou que não envenenaria a comida deles — e que chegou a dizer que só faria mal a quem “gosta de vagabundo, mas não da polícia”, conforme relatos colhidos pelos investigadores.
  • A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou a prisão em flagrante de dois homens, de 20 e 21 anos, e a apreensão de um adolescente suspeitos de participação no homicídio. O caso segue em investigação para saber mais sobre a motivação e os possíveis mandantes do crime

Antônia Ione, conhecida como “Bira”, era mãe de dois filhos e atuava preparando a comida que era servida aos policiais dentro da coporação. O núcleo familiar de Antônia será indenizado no valor  de R$ 150.000,00 pelo poder Executivo do Ceará.

A APS ainda se colocou à disposição para se solidarizar com a família da vítima, com todos os profissionais atingidos emocionalmente por esse crime, e com a sociedade cearense que clama por segurança e justiça.

O ato de homenagem a Antônia teve apoio de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), criadores do partido político Missão, que estiveram no local para prestar tributo à vida de Antônia. Eles repreenderam o crime organizado em suas declarações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?