Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Caso Master vira alvo de comissão do Senado

Colegiado criado por Renan Calheiros (MDB-AL) poderá apresentar requerimentos de convocação de envolvidos e autoridades

16/01/2026 15:28
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Renan Calheiros durante comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 1303 25, que tributa aplicações financeiras e ativos virtuais Metropoles 2

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), criou nessa quinta-feira (15/1), um grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre o Banco Master.

Calheiros apresentou uma instrução normativa. Segundo o parlamentar, os integrantes do colegiado poderão “realizar e sistematizar todos os atos legislativos voltados ao efetivo acompanhamento, tais como a apresentação de requerimentos de convocação de envolvidos e autoridades pertinentes, requerimentos de informação e a proposição de iniciativas legislativas relacionadas ao tema”.

Os integrantes do grupo de trabalho também poderão apresentar pedidos de informação a autoridades competentes e propor iniciativas legislativas sobre o tema.

Eis os demais parlamentares que integram o grupo de trabalho:

  • Alessandro Vieira (MDB-SE);
  • Damares Alves (Republicanos-DF);
  • Eduardo Braga (MDB-AM);
  • Esperidião Amin (PP-SC);
  • Fernando Farias (MDB-AL);
  • Leila Barros (PDT-DF); e
  • Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Caso Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou nesta quinta-feira os peritos da Polícia Federal que irão acompanhar a extração de dados e a realização da perícia do material apreendido no âmbito das investigações sobre o Banco Master, que está sob custódia do Ministério Público Federal (MPF).

Uma operação realizada na quarta-feira (14/1), por determinação de Toffoli, incluiu novas buscas e apreensões em endereços ligados a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e decretou a prisão temporária do investidor Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters