Caso Gustavo Gayer: saiba como cada deputado votou
A Câmara aprovou na quarta-feira (15/10) a suspensão de uma ação penal contra o deputado que tramita no Supremo Tribunal Federal
atualizado
Compartilhar notícia

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (15/10) a suspensão de uma ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO). O requerimento foi apresentado pelo Partido Liberal (PL).
O relatório foi aprovado pelo placar de 268 a 167, com quatro abstenções.
Em março de 2023, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) apresentou uma queixa-crime contra Gustavo Gayer por calúnia, difamação e injúria. Em vídeo publicado no Instagram em fevereiro do mesmo ano, o deputado aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o senador de “vagabundo” e afirmou que ele havia virado as costas para o povo, ao apoiar a reeleição do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em troca de cargos em comissões.
Veja como cada deputado votou:
O relator acrescentou que “o mais adequado seria o não recebimento da queixa-crime relativamente aos crimes de calúnia e difamação”. Sobre a injúria, destacou que “estão presentes, em tese, os elementos caracterizadores do delito”, mas que é preciso avaliar se a manifestação está protegida pela inviolabilidade parlamentar.
