metropoles.com

Cármen Lúcia: relação com Lula não desqualificaria Zanin para o STF

Ministra do Supremo não vê empecilhos para que o advogado de Lula seja indicado para o Supremo. Para ela, importante é cumprir Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Carmen Lúcia no Roda Viva
1 de 1 Carmen Lúcia no Roda Viva - Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) considera a possibilidade de o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, vir a ocupar uma cadeira na Corte, por indicação de seu mais famoso cliente. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (6/3), a magistrada disse acreditar que as relações profissionais e mesmo pessoais com o petista não inviabilizariam uma eventual indicação de Zanin.

“Não acho que de alguma forma comprometa”, avaliou Cármen. “A circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente não macula de alguma forma o indicado. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou”.

Cármen Lúcia ainda ressaltou  que “grandes ministros” que fizeram parte do STF também atuaram na administração pública ou foram advogados-gerais da União, citando Dias Toffoli e Gilmar Mendes, mas “esquecendo” de André Mendonça, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro após uma passagem na Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro “terrivelmente evangélico”.

“Indicação compreendida”

O nome de Zanin é especulado sempre que se mencionam as vagas que serão abertas no Supremo com as saídas de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se afastarão, compulsoriamente, por completarem 75 anos.

O próprio Lula faz questão de alimentar especulações. Recentemente, em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News FM, o petista salientou que a indicação de seu advogado para uma vaga no STF seria perfeitamente “compreendida”.

“Tecnicamente, cresceu de forma extraordinária”, completou Lula sobre Zanin, que o defendeu em todos os processos aos quais o petista respondeu no bojo na Operação Lava Jato. “É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?