Médicos suspeitam que cantora Vanusa esteja com mal de Alzheimer

Ela já estava internada em São Paulo para tratar de depressão e dependência em calmantes

atualizado 10/10/2019 15:27

AgNews

A cantora Vanusa está internada em um hospital de São Paulo com suspeita de mal de Alzheimer. A notícia foi revelada pelo filho dela, Rafael Vanucci, em entrevista ao jornal Extra. Em fevereiro, a artista foi hospitalizada para tratar de depressão e dependência em calmantes. A cantora assumiu a doença em 2009, quando iniciou o tratamento. Os médicos responsáveis por ela suspeitaram da doença e indicaram os exames para confirmação.

0

O filho afirmou que Vanusa está debilitada e perdeu muito peso.”Ela emagreceu 30 kg. Então, todo tratamento que é feito com ela é feito muito devagar, com calma, porque ela está bem magrinha, com 72 anos e debilitada”, contou.

O Alzheimer é uma doença que se apresenta como demência ou perda gradual de funções cognitivas, como a memória, a concentração, a linguagem e a capacidade de raciocínio, sintomas provocados pela morte das células cerebrais. A Associação Internacional de Alzheimer (ADI) estima que o número mundial de pessoas com a doença deve atingir 75 milhões em 2030 e 132 milhões em 2050.

A doença hoje é classificada em três estágios:

Leve: compromete a vida social e profissional, mas é possível manter a independência em questões como higiene pessoal e discernimento.

Moderado: há um impacto na memória recente, na orientação e no julgamento. O isolamento e a apatia são observados e fica evidente a necessidade de auxílio para dirigir, tomar medicamentos, planejar refeições etc. Nesta fase, é comum o doente perder-se na rua, ser tomado por agitação e alucinação.

Grave/avançada: estão comprometidas atividades diárias como se alimentar, vestir, realizar higiene pessoal, sendo necessário o acompanhamento constante. Ao longo do tempo, pode apresentar rigidez muscular, deformidades posturais e incapacidade para deglutição espontânea. Já na última fase da doença, a pessoa não é mais capaz de andar.

Mais lidas
Últimas notícias