Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Candidata do meme “você quer me calar?” sofre AVC e é internada em UTI

Candidata Lourdes Melo, do PCO, tem 73 anos e disputa o governo do Piauí. Segundo a família, ela está lúcida, consciente e conversando

30/08/2026 18:00
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra candidata Lourdes Melo, do meme “você quer me calar”, que sofreu AVC e está internada em UTI - Metrópoles

A candidata ao governo do Piauí Lourdes Melo (PCO), de 73 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Marcos, em Teresina. A informação foi confirmada pela assessoria da candidata nesse sábado (29/8).

Lourdes ganhou projeção nacional em 2022, durante um debate entre candidatos ao governo do Piauí. Na ocasião, ao se irritar com a condução do encontro, ela questionou o mediador: “Ah, você quer me calar?”. A frase viralizou nas redes sociais e passou a ser associada à candidata.

Segundo a família, Lourdes foi inicialmente atendida no Hospital Itacor e depois transferida para o Hospital São Marcos. Em nota, os familiares informaram que ela está sob cuidados intensivos e acompanhamento constante da equipe médica. O quadro é considerado estável.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ainda de acordo com a família, a candidata está lúcida, consciente e conversando. Os familiares também agradeceram as mensagens de carinho, orações e manifestações de apoio recebidas desde a internação.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Neste domingo (30/8), em um áudio compartilhado pelo assessor da candidata, Sizinando Silva, Lourdes falou sobre o estado de saúde. Ela afirmou que está sendo bem atendida e que espera retornar a Teresina na próxima semana.

“Estou sendo bem atendida aqui no hospital, estou bem melhor. Na próxima semana devo estar de volta em Teresina”, disse.

No mesmo áudio, um profissional de saúde que acompanha Lourdes afirmou que ela havia repetido os exames e aparentava estar mais alerta. Segundo ele, a equipe aguardava os resultados para uma nova avaliação.

Candidata ao governo

Professora aposentada e sindicalista, Lourdes Melo é uma militante histórica da esquerda no Piauí. Natural de Pedreiras (MA), ela vive em Teresina desde a década de 1970 e construiu sua trajetória política principalmente nos movimentos sindicais e na defesa da educação pública.

Ela disputou a primeira eleição em 1992 e, desde então, concorreu diversas vezes a cargos como prefeita, vice-governadora e governadora do Piauí, sem ter exercido mandato eletivo. Filiada ao PCO desde 2005, Lourdes voltou a disputar o governo estadual em 2026.