metropoles.com

Câmara nega recurso e Gabriel Monteiro será julgado nesta quinta-feira

O processo de cassação contra Gabriel Monteiro segue para o plenário. Vereador é julgado por quebra de decoro parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Gabriel Monteiro vai responder a processo de cassação aberto por Conselho de Ética e Disciplina na Câmara de Vereadores
1 de 1 Gabriel Monteiro vai responder a processo de cassação aberto por Conselho de Ética e Disciplina na Câmara de Vereadores - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara do Rio negou o recurso da defesa do vereador Gabriel Monteiro (PL) contra a decisão do Conselho de Ética, que propõe a cassação do vereador por quebra de decoro. O pedido foi avaliado na tarde desta quarta-feira (17/8).

O anúncio foi feito por volta das 14h, pelo presidente da Comissão de Justiça e Redação, Inaldo Silva (Republicanos). “O recurso argumentou que o processo teria vícios jurídicos. Assim como argumentou em maio. Por isso, o recurso foi desprovido”, afirmou. A decisão será publicada em uma edição extra do Diário Oficial da Câmara.

Dessa forma, nesta quinta-feira, dia 18, é esperada a votação final do processo de cassação contra o parlamentar, em plenário. A sessão será aberta e os parlamentares, assim como a defesa do ex-policial, terão o direito à fala. Para que seja determinada a perda do mandato, é necessário que 34 vereadores, ou seja 2/3 do plenário, sejam favoráveis ao processo.

0

A votação em plenário terá início às 16h e apenas 50 vereadores poderão votar, já que Carlos Bolsonaro (Republicanos) pediu licença do cargo no início de agosto para tratar problemas particulares. Cada parlamentar poderá argumentar o voto por até 15 minutos e, ao término, a defesa de Monteiro terá duas horas para fala.

Em nota enviada à reportagem, a defesa do vereador Gabriel Monteiro afirma que continuará aguerrida e nesta quinta-feira (18/7) “fará questão de demonstrar alguns apontamentos que provam a inocência do parlamentar, bem como o conluio criminoso formado para assassinar a sua reputação”, diz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?