Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Câmara aprova reajuste de 24% para servidores do Judiciário

Mudanças serão feitas de maneira gradual nos próximos três anos, com aumentos iguais de 8% para servidores

04/11/2025 17:18, atualizado 04/11/2025 18:50
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Praça dos Três Poderes amanhece cercada por grades e com policiamento reforçado nesta terça-feira (2 de setembro de 2025), com a segurança ampliada antes do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados na Primeira Turma do STF

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4/11), o Projeto de Lei nº 4.750/25, que dá um ajuste de 24% a servidores do Poder Judiciário, escalonado em 8% nos anos de 2026, 2027 e 2028. Agora, segue para a análise do Senado.

O projeto, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), altera os vencimentos de cargos efetivos, de comissão ou comissionados.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O primeiro reajuste começará em julho de 2026.

Para o relator, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o Judiciário tem enfrentado uma “perda significativa de poder aquisitivo” desde 2019. Ele ressaltou que o projeto não beneficia magistrados ou ministros.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“A iniciativa busca preservar a isonomia entre carreiras de Estado e restabelecer um patamar de equilíbrio entre os Poderes, evitando distorções que poderiam comprometer a competitividade e a atratividade do quadro funcional da Justiça Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar”, disse.

Com os reajustes, os salários de servidores beneficiados variam  entre R$ 2.435,21 e R$ 21.943,40.