metropoles.com

Cade recomenda condenação de Júnior Friboi, irmão de Joesley e Wesley

José Batista Júnior é alvo de investigação sobre suposta formação de cartel no mercado nacional de compra de gado bovino

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
júnior friboi josé batista júnior
1 de 1 júnior friboi josé batista júnior - Foto: Reprodução/Twitter

A superintendência geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação do irmão mais velho dos empresários Joesley e Wesley Batista, José Batista Júnior, e Independência Alimentos S.A. (Frigorífico Independência). Processo administrativo apura a formação de cartel no mercado nacional de compra de gado bovino para abate por frigoríficos, com acordo de preços e divisão regional de mercados.

A ação será remetida ao tribunal do Cade para julgamento.

A superintendência do Cade recomendou também a remessa de nota técnica sobre o processo e do despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15/9), que trata da decisão, à Procuradoria da República em Mato Grosso e à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado. O objetivo é examinar a possibilidade de reabertura de inquérito policial que investigou o caso.

O processo administrativo foi instaurado em 2006 e entre o material analisado no processo sobre formação de cartel estão documentos que tratavam de alegações sobre a formação de cartel de compra de gado bovino para abate e gravações de áudio e vídeo.

A conclusão da superintendência foi de que as “condutas praticadas pelo Representado José Batista Júnior caracterizam a formação de cartel no mercado da compra de gado bovino para abate nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, por parte de diversos frigoríficos e do Frigorífico Independência”.

Em razão disso, foi sugerida a remessa dos autos ao tribunal do Cade com a recomendação de condenação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?