metropoles.com

Joesley é levado para São Paulo e Ricardo Saud encaminhado à Papuda

A Polícia Federal afirmou que o empresário deve retornar ainda nesta sexta-feira (15/9) para a capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
joesley batista
1 de 1 joesley batista - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Preso preventivamente, o empresário Joesley Batista — um dos donos do grupo J&F — desembarcou nesta sexta-feira (15/9) em São Paulo, em avião da Polícia Federal. Ele estava na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e vai prestar depoimento na 6ª Vara Criminal Federal da capital paulista.

A corporação afirmou que ele deve retornar ainda nesta sexta para o Distrito Federal.

A aeronave partiu do aeroporto de Brasília em torno das 9h e pousou em São Paulo por volta das 11h30.

Mais cedo, o executivo do grupo J&F Ricardo Saud, por sua vez, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda.

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defensor do executivo, afirmou que a ida do empresário para a capital paulista ocorre por solicitação da corporação.

Joesley está detido desde o domingo (10). Nesta quinta (14), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do empresário e de Ricardo Saud, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Eles estavam detidos temporariamente por um prazo de cinco dias. A prisão preventiva não tem prazo final.

Interrogatórios
Joesley e Saud prestaram depoimento na PF nesta quinta. A oitiva ocorreu em investigação instaurada por determinação da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para apurar o episódio envolvendo o conteúdo de conversa gravada entre os dois em que mencionam ministros da Corte.

O advogado da dupla disse que orientou os clientes a ficarem calados em razão da possibilidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rescindir o acordo de delação premiada firmado com o empresário, o que acabou se confirmando depois.

Janot rescindiu o acordo que dava imunidade para Joesley e Saud em troca de informações. O procurador também os incluiu na denúncia apresentada nesta quinta contra o presidente Michel Temer (PMDB-SP) e integrantes do chamado “quadrilhão do PMDB” pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

O irmão de Joesley, Wesley Batista — outro dono da J&F —, também está detido preventivamente, desde quarta-feira (13). A ordem de prisão do empresário foi expedida pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Segurança
A decisão de conduzir Joesley a São Paulo foi tomada por questões de segurança, segundo a defesa do empresário. Kakay afirmou que não solicitou as transferências, apenas recebeu aviso e acatou.

“Temos uma preocupação muito grande com a segurança deles, mas quero ressaltar que a defesa não requereu absolutamente nada. Essa foi uma decisão da Polícia Federal que nós simplesmente acatamos. Eu confio na Polícia Federal, que tem competência e expertise para saber qual o melhor lugar para eles, até porque a responsabilidade sobre isso é da Polícia Federal”, disse.

A determinação de transferir Joesley para São Paulo, de acordo com o advogado, tem a ver com o fato de ele ter uma prisão preventiva decretada em São Paulo (relativa à Operação Tendão de Aquiles, que investiga uso indevido de informações privilegiadas pelos irmãos Batista em transações no mercado financeiro). Já Saud continuaria em Brasília porque só tem uma prisão decretada e pelo Supremo Tribunal Federal.

Kakay contou que ainda não foi informado oficialmente se a transferência de Joesley para a capital paulista é definitiva ou apenas para que o empresário possa depor na Operação Tendão de Aquiles. A investigação também tornou prisioneiro o irmão dele, Wesley Batista, na quarta. (Com informações das agências Brasil e Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?