metropoles.com

Cacique Raoni: “Bolsonaro é mentiroso. É doido”

Para o líder indígena, o que o presidente faz é um “incentivo para as pessoas que estão queimando a Amazônia”

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Cacique-Raoni
1 de 1 Cacique-Raoni - Foto: Agência Brasil

Atacado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (24/09/2019) da semana passada, em Nova York, o cacique caiapó e líder indígena Raoni Metuktire reagiu às provocações, neste domingo (29/09/2019), em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo: “Bolsonaro é mentiroso. Ele é doido”.

A declaração do cacique foi em resposta à repórter, que perguntou se ele sabia porque o presidente afirmou, na ONU, que o indígena havia sido “cooptado e usado como peça de manobra por governos estrangeiros na sua guerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia”.

De acordo com o caiapó, Bolsonaro não sabe do que fala. “Ele nunca conheceu minha luta, a minha história”, ressaltou. Para ele, o que o presidente faz é um “incentivo para as pessoas que estão queimando a Amazônia”.

O programa abriu a reportagem ressaltando que Raoni tem um “longo histórico de defesa dos povos indígenas e é um líder reconhecido mundialmente há décadas”.

A reportagem informou, ainda, que o cantor britânico Sting, após os ataques de Bolsonaro, ligou para Raoni em solidariedade. E mostrou o cacique em audiências com ministros, presidentes, príncipes e outras lideranças mundiais, como o papa.

Apoio dos caciques
Na volta ao Brasil, após a assembleia da ONU, Bolsonaro voltou a atacar o líder indígena. “Não existe mais o monopólio do Raoni. O Raoni fala outra língua, não fala a nossa língua. É uma pessoa que tem a idade avançada. Nós vamos respeitá-lo como cidadão, mas ele não fala pelos índios. Cada tribo indígena tem um cacique”.

Foi a vez de a reportagem exibir depoimentos de alguns caciques, como o líder yanomami Davi Kopenawa, que também se solidarizaram com Raoni e defenderam sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?