Brigadistas tentam há dias controlar fogo na Chapada dos Veadeiros

Incêndio florestal iniciado em uma propriedade rural atinge a região de Cavalcante (GO). Ao todo, 10 brigadistas atuam no combate às chamas

atualizado 16/09/2022 20:09

incêndio florestal em cavalcante, goiás, na chapada dos veadeirosac Reprodução

Goiânia – Desde quarta-feira (14/9), brigadistas e bombeiros tentam controlar o fogo em uma área florestal na cidade de Cavalcante (GO) região da Chapada dos Veadeiros.

O incêndio, que teve início dentro de uma propriedade rural, chegou a ameaçar o entorno de uma reserva ambiental, mas foi desviado graças ao trabalho de contenção feito pelos bombeiros na quarta-feira.

Nesta sexta (16/9), no entanto, o incêndio persiste, atingindo pontos de difícil acesso. Durante a tarde, 10 brigadistas estavam empenhados na tentativa de controlar o aumento da linha do fogo.

Veja:

A tenente Vanessa Furquim, coordenadora da força-tarefa dos bombeiros na cidade, disse ao Metrópoles que ainda não é possível mensurar o tamanho da área atingida.

O fogo, segundo ela, subiu em direção a uma área de morro, o que dificulta o acesso direto ao local. Os bombeiros estão mantendo equipes fixas na região, desde o mês de julho, devido à possibilidade de grandes queimadas neste período de estiagem e calor intenso.

Fim de semana

No último fim de semana, o fogo também atingiu áreas na mesma região, tanto em Cavalcante quanto em Teresina de Goiás. Os focos foram controlados com a interferência de brigadistas e bombeiros.

Apesar de o cenário atual ser melhor do que o do ano passado, quando a Chapada enfrentou grande quantidade de focos de incêndio, Vanessa Furquim destaca a necessidade de manter o alerta e a conscientização da população.

Mais lidas
Últimas notícias