Um incêndio de grandes proporções atingiu a Área Alfa da Marinha do Brasil no domingo (6/9). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) começou o atendimento à ocorrência às 7h24, e só conseguiram extinguir as chamas por volta das 20h.
Para a ação, foram destacados 84 militares, 16 viaturas e um helicóptero. A corporação não precisou acionar bombeiros que estavam de folga, mas o oficial supervisor ambiental estabeleceU formalmente o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), recurso para gestão de ocorrências empregado pelo CBMDF diante de atendimentos mais complexos ou de vulto.
A ferramenta permite maximizar o emprego de recursos em atendimentos mais complexos. A estimativa da instituição é que 287 hectares de mata tenham sido queimados durante o dia.

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a Área Alfa da Marinha do Brasil no domingo (06/09)CBMDF/Divulgação

O CBMDF levou mais de 12 horas para apagar as chamasCBMDF/Divulgação

Para a ação, foram destacados 84 militares, 16 viaturas e um helicópteroCBMDF/Divulgação

A estimativa é que 287 hectares tenham sido consumidos pelo fogoCBMDF/Divulgação

Apesar da gravidade do ocorrido, não foi necessário convocar bombeiros de folgaCBMDF/Divulgação

Em 2020, até 5 de setembro, 4.669 ocorrências de incêndio florestal foram atendidas pela corporaçãoCBMDF/Divulgação

Devido à grande extensão da área e a complexidade da ocorrência, o Oficial Supervisor Ambiental estabeleceu formalmente o Sistema de Comando de Incidentes (SCI)CBMDF/Divulgação

Após a extinção do fogo, uma ronda foi realizada às 22h para observar a possibilidade de reigniçãoCBMDF/Divulgação

Somente no dia 6 de setembro, 199 chamados foram feitos à corporaçãoCBMDF/Divulgação
Até o dia 5 de setembro, o CBMDF havia atendido 4.669 ocorrências de incêndio em vegetação. A área queimada somava, então, 10.820 hectares. Somente no dia da ocorrência da Área Alfa, 6 de setembro, a corporação recebeu 199 chamados para incêndios florestais.