Após 3 horas e 30 minutos de atuação, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) conseguiu controlar um incêndio florestal de grandes proporções ao redor do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte. As chamas começaram a atingir a vegetação por volta das 13h e foram contidas às 17h30.
Ao todo, 62,4 hectares, o equivalente a 624,2 mil m², foram queimados. Em todo o Distrito Federal, a área consumida no domingo foi de 600 hectares. Os Bombeiros combaterem 128 focos no fim de semana.
A fumaça no CO da UnB podia ser vista de diversos pontos do Plano Piloto. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal teria se iniciado próximo às margens do Lago Paranoá. Em seguida, o fogo foi em direção às quadras poliesportivas, às edificações da Casa do Estudante e circundou todo o Centro Olímpico.
No entanto, as ações dos bombeiros com três viaturas e 18 militares impossibilitou que as chamas chegassem às edificações da UnB. “Devido à atuação criteriosa, por haver solução de continuidade (acero naturais) na vegetação e locais pavimentados, o incêndio não chegou a ocasionar danos ao patrimônio da universidade ou perigo aos alojamentos do campus”, informou o Corpo de Bombeiros, por meio de nota.
Veja as imagens do fogo:

Devido à atuação dos bombeiros, o patrimônio da UnB não foi atingidoHugo Barreto/Metrópoles

Dezoito bombeiros atuaram na ocorrênciaHugo Barreto/Metrópoles

As chamas começaram por volta das 13hHugo Barreto/Metrópoles

Durante a seca, aumenta o número de queimadas na vegetaçãoHugo Barreto/Metrópoles

Fogo no cerradoHugo Barreto/Metrópoles

Os bombeiros atuaram por 3 horas e 30 minutos para conter a chamasHugo Barreto/Metrópoles

A fumaça foi vista por moradores do DF de diversos pontos do Plano PilotoReprodução
Devido à proximidade e da grande extensão de cerrado no Centro Olímpico, o fogo chegou próximo à Central de Suprimento dos Correios (Cesup), onde havia vários veículos. Os bombeiros concentraram esforços a fim de evitar que o fogo atingisse uma grande quantidade de automóveis e motocicletas ali estacionados.
Devido à altura das chamas, uma parte da fiação de alta tensão veio a romper-se próxima ao Cesup. A Companhia Energética de Brasília (CEB) foi acionada para o local.