metropoles.com

Israel assegura ao Itamaraty que brasileiros deixarão Gaza nesta sexta

Na Faixa de Gaza, há um grupo de 34 brasileiros e familiares próximos que solicitaram repatriação ao governo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Ahmad Hasaballah/Getty Images
Imagem colorida mostra A Faixa de Gaza, um território palestino sitiado, está sob pesados bombardeios de Israel em resposta ao ataque em grande escala realizado em 7 de outubro pelo Hamas em Israel - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra A Faixa de Gaza, um território palestino sitiado, está sob pesados bombardeios de Israel em resposta ao ataque em grande escala realizado em 7 de outubro pelo Hamas em Israel - Metrópoles - Foto: Ahmad Hasaballah/Getty Images

O Itamaraty confirmou que os brasileiros estarão na lista desta sexta-feira (10/11) para deixar a Faixa de Gaza. A divulgação ocorreu após o chanceler Mauro Vieira manter contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

O grupo de brasileiros e familiares próximos que aguarda autorização para deixar a Faixa de Gaza foi avisado, nesta quinta-feira (9/11), que poderá deixar o território palestino.

“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã”, afirmou o Itamaraty por meio do X (antigo Twitter).

A informação foi antecipada pela CNN Brasil, que cita fontes no governo brasileiro.

O Metrópoles apurou que a Força Aérea Brasileira (FAB) foi informada, via governo federal, que há uma autorização para liberação dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O grupo será resgatado com o avião VC-2, cedido pela Presidência da República e que está parado no Cairo, no Egito.

Na Faixa de Gaza, há um grupo de 34 brasileiros e familiares próximos que solicitaram repatriação ao governo brasileiro. O grupo está dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis, a 10 km da passagem.

A passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, tem recebido estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro. No entanto, apenas têm autorização para cruzar a fronteira aquelas pessoas cujos nomes constam em uma lista elaborada por autoridades do Egito e de Israel – ela é divulgada a cada dia.

0

Nessa quarta-feira (8/11), venceu o prazo dado pelo chanceler de Israel, Eli Cohen, para incluir o grupo na lista de pessoas autorizadas a cruzarem a fronteira entre o território palestino e o Egito. Até o momento, foram seis listas, mas ainda sem nomes de brasileiros.

Ainda que sem definição, o plano segue formado: veículos estão mobilizados perto de Rafah, à espera do sinal verde do Egito para buscar os brasileiros por terra e, depois, encaminhá-los ao aeroporto do Cairo, no Egito, onde serão repatriados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?