metropoles.com

Brasil convoca nova reunião na ONU sobre a guerra entre Israel e Hamas

Como presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil convocou nova reunião para o dia 13 de outubro, em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ilia Yefimovich/picture Alliance via Getty Images
Soldados israelenses em um tanque são vistos perto da fronteira Israel-Gaza
1 de 1 Soldados israelenses em um tanque são vistos perto da fronteira Israel-Gaza - Foto: Ilia Yefimovich/picture Alliance via Getty Images

O Brasil convocou nova reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar da situação na Faixa de Gaza. O país ocupa a presidência rotativa do órgão durante o mês de outubro. A ideia é tentar chegar a um consenso sobre o posicionamento na guerra entre Israel e Hamas e debater a questão humanitária do conflito.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em visita de trabalho ao Camboja e seguiria para agenda oficial nas Filipinas. O chefe da pasta, entretanto, cancelou o compromisso e decidiu embarcar nesta quinta-feira (12/10) para Nova York e participar da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (13/10).

No último encontro, que foi convocado de emergência no domingo (8/10), o Itamaraty teve as expectativas frustradas, pois China e Rússia não concordaram com o repúdio ao conflito.

Nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, diante da guerra no Oriente Médio, que o conselho “se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo”, disse.

O presidente do Brasil tem feito discursos para que as deliberações do órgão sejam respeitadas. Para que os poderes a ele conferidos sejam, de fato, aplicados pelos membros.

O Brasil não é membro não permanente do conselho, mas no papel de presidente do órgão pode convocar reuniões extraordinárias de segurança.

O Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia – e um grupo de 10 membros não-permanentes com mandatos de dois anos, que são: Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?