Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Brasil assina acordo digital e avança em parceria com a União Europeia

Acordo será assinado nesta sexta (12/6) por representante da UE e pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, no Palácio Itamaraty

Carinne Souza11/06/2026 17:18, atualizado 11/06/2026 18:14
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Thierry Monasse/ Imagens Getty
bandeiras da União Europeia tremulam ao vento em frente ao Berlaymont, a sede da Comissão da União Europeia

O Brasil avançou em um acordo de parceria digital com a União Europeia (UE) que prevê cooperação na área tecnológica. O tratado será assinado nesta sexta-feira (12/6) durante passagem  pelo Brasil de Henna Virkkunen, vice-presidente executiva da Comissão Europeia para Soberania Digital, Segurança e Democracia do bloco europeu.

O acordo será assinado com a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, no Palácio Itamaraty. O Brasil já tem uma parceria com a UE sobre o tema, porém em nível técnico. O acordo, agora, evolui para o nível político e ministerial, com a troca de informações e parceria política entre o país e o bloco.

“A iniciativa permitirá ampliar e aprofundar a cooperação em áreas como governança de dados, inteligência artificial, infraestrutura e conectividade digitais, plataformas on-line e bens e serviços públicos digitais”, informou a delegação europeia sobre o tratado.

O acordo corresponde a uma estratégia da UE de diminuir a dependência tecnológica dos Estados Unidos. A medida faz parte, ainda, da investida do bloco em vertentes do acordo de livre comércio assinado entre o Mercosul e a União Europeia. Além do Brasil, o grupo tem acordos semelhantes com Canadá, Coreia do Sul, Japão e Singapura.

“Queremos aprofundar a cooperação com parceiros confiáveis, criar melhores oportunidades para empresas dos dois lados e fortalecer nossa colaboração em tecnologias”, afirmou Virkkunen.

O acordo é celebrado pelo governo brasileiro, que vê o tratado como uma consolidação da maturidade brasileira em discussões sobre o setor tecnológico. Além da parceria restrita da UE sobre o tema, o Brasil é o primeiro país do Sul Global a assinar um acordo deste nível com a União Europeia, que busca promover a troca política com o bloco em torno do tema.

Virkkunen desembarcou no Brasil nesta semana e cumpre dois dias de agenda no país. Antes de passar por Brasília, ela participou de um evento empresarial no Rio de Janeiro, voltado para o campo tecnológico.

Ainda nesta quinta, a representante se encontra com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para tratar do acordo. Nesta sexta, além da agenda com Dweck no Itamaraty, Henna Virkkunen também se reúne com autoridades no Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters