metropoles.com

Bolsonaro visita Amapá após dois apagões e 19 dias sem energia no estado

Presidente participou de breves cerimônias para ligar os geradores termoelétricos contratados para restabelecer a energia

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Corrêa/PR
Discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU
1 de 1 Discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU - Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), visita o Amapá neste sábado (21/11), após dois apagões gerais e 19 dias de crise energética que afeta 13 das 16 cidades do estado. O chefe do Executivo participou de breves cerimônias para ligar os geradores termoelétricos contratados para restabelecer a energia aos amapaenses.

Os equipamentos foram contratados para suprir a necessidade de consumo do estado, mesmo que provisoriamente, com a ativação de 45 megawatts de energia. Eles foram instalados na subestação Santa Rita, na capital Macapá, e em Santana. Nas visitas aos locais, o presidente ligou os geradores.

É a primeira agenda de Bolsonaro no Amapá após os dois blecautes totais que atingiram o estado. O primeiro, no dia 3 de novembro, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado mesmo que parcialmente, e o segundo na última terça-feira (17/11), que foi ajustado em cerca de 5 horas.

A visita do presidente foi anunciada na quinta-feira (19/11), em meio a pedidos para afastamento dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) — que foi negado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

A comitiva que acompanha o presidente é composta pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general da reserva Augusto Heleno; pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP); pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT); e outras autoridades.

A expectativa é de que Bolsonaro aproveite a viagem para assinar a medida provisória que estabelece uma ajuda social — por meio da isenção do pagamento da conta de energia elétrica — para os consumidores do estado afetados pelo apagão. A assinatura não foi incluída na agenda oficial até o fim da manhã deste sábado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?