metropoles.com

Bolsonaro: Anvisa vai analisar uso de spray contra Covid-19 brevemente

Desenvolvido em Israel e ainda em fase de estudos, remédio nasal tem sido nova aposta do presidente no tratamento da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel
1 de 1 Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel - Foto: Alan Santos/PR

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (15/2), que brevemente será solicitada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) análise para uso emergencial do spray nasal contra a Covid-19 desenvolvido em Israel.

O medicamento, inalado uma vez por dia durante alguns minutos, pode ajudar na recuperação de pacientes com o novo coronavírus hospitalizados, segundo anunciado pelo governo de Israel. No entanto, são necessários mais testes em humanos para comprovar a eficácia da droga contra o vírus.

A medicação foi desenvolvida, originalmente, para combater o câncer de ovário.

O estudo conduzido em Israel foi preliminar e não comparou a droga a um placebo. Também não esclareceu a idade dos envolvidos no experimento.

O spray nasal tem sido a nova aposta do presidente Bolsonaro no tratamento da Covid-19. O chefe do Executivo adiantou a intenção de solicitar autorização no Brasil. Segundo ele, assim que a importação for autorizada, o governo federal pedirá o aval da Anvisa para usar o spray na população brasileira.

De acordo com o presidente, o Brasil deve participar da 3ª fase de testes do spray EXO-CD24.

Conversa com Netanyahu

Na última sexta-feira (12/2), Bolsonaro telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para tratar de vacinas contra a Covid-19 e do spray testado em Israel no tratamento da doença.

Israel tem sido vitrine de eficiência na aplicação da vacina e já imunizou quase 70% da população. Assim, conseguiu reduzir em 53% o número de novos casos no grupo de pessoas totalmente vacinadas.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?