Biometria será obrigatória para acesso a benefícios sociais

Serviço será utilizado para processos de concessão, renovação e manutenção dos benefícios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministra Esther Dweck
1 de 1 Ministra Esther Dweck - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (23/7) que o cadastro de biometria será obrigatório para acesso a benefícios sociais. O serviço será utilizado para processos de concessão, renovação e manutenção dos benefícios.

O anúncio foi realizado em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta quarta-feira. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou dois decretos sobre a biometria e dados em saúde para aprimorar a agenda digital do governo federal.

O cronograma de integração ainda não foi divulgado. De acordo com o ministério da Gestão e Inovação, o processo será realizado em etapas, com prazos diferentes, sem necessidade de corrida aos postos.

“A implementação será gradual, começando com as novas concessões. Para quem já tem o benefício o prazo para se adequar será um pouco maior”, disse Dweck.

O cadastro terá como base as informações da Nova Carteira de Identidade Nacional. A medida ainda estabelece a verificação da biometria no momento do pagamento do benefício.

Com a chamada Base de Dados do Brasil, o MGI pretende ampliar a personalização de serviços – como notificações e alertas -, a automação de benefícios e a integração no uso de dados entre níveis de governo, bem como melhorar a gestão e, assim, garantir maior eficiência e combater fraudes.

“A base de dados já é uma realidade, a gente tem várias entregas. Com o aumento da governança, a gente vai poder expandir isso para facilitar e melhorar a vida da nossa população”, disse Dweck.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?