Belo Monte propõe R$ 20 mil a pescadores de reparação por usina

Ribeirinhos, porém, questionam o valor proposto e a quantidade de pescadores cadastrados para receber reparação pela usina de Belo Monte

atualizado 23/11/2022 14:22

imagem colorida da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em 2017 - Metrópoles DANIEL TEIXEIRA/agência estado

A Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, vai propor R$ 20 mil em reparação aos pescadores do Rio Xingu que ficaram sem peixe desde o início do funcionamento do empreendimento. No entanto, centenas deles fazem protestos em Altamira, no Pará, contra o valor da proposta.

Cerca de 2 mil ribeirinhos são cadastrados para receber a reparação, que será paga em duas parcelas, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Além do valor, o principal questionamento é o cadastro de 1.976 pescadores para receber a reparação, sendo que o número de atingidos pela escassez de peixes seria maior.

Reparação

A Norte Energia informou à Folha que só vai se manifestar sobre a proposta após apresentação dos termos aos ribeirinhos. A empresa acrescentou que trata com os ribeirinhos desde 2016.

Sobre o número de pescadores cadastrados, a Norte Energia alegou que a lista foi feita por meio de oficinas participativas, nas quis a dependência financeira da pesca era autodeclaratória. Além disso, teria sido feita uma busca ativa.

A proposta de reparação por parte da Norte Energia ocorreu após recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que analisa a renovação da licença de operação da usina, e constatação de que milhares de pescadores — em especial na Volta Grande do Xingu — ficaram sem a principal fonte de renda por causa de Belo Monte.

Mais lidas
Últimas notícias