Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Bancada do PSol já foi avisada que Boulos se tornará ministro em breve

Deputado deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, para melhorar articulação de Lula com movimentos sociais até 2026

Repórter de Brasil28/09/2025 02:00, atualizado 28/09/2025 08:38
Compartilhar notícia
DANILO M. YOSHIOKA/METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), vota na zona sul da cidade pelo segundo turno das eleições municipais 2024 Metropoles

A bancada do PSol já foi avisada que Guilherme Boulos (PSol-SP) em breve atravessará a Praça dos Três Poderes, deixando a Câmara para se tornar ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Com isso, integrantes da sigla já pensam em alternativas de candidaturas em São Paulo, visando manter o espólio eleitoral do deputado mais votado do estado no ano passado.

A nomeação de Boulos como ministro ainda não foi anunciada oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas é um objeto de desejo antigo do petista. O mandatário, segundo interlocutores, está insatisfeito com a condução do atual ministro, Márcio Macêdo, e quer dar um novo gás na pasta central para a articulação entre a política do Planalto e movimentos sociais.

Apesar da insatisfação com Macêdo, Lula tem uma espécie de gratidão intrínseca ao atual ministro palaciano. Em 2022, ele foi escolhido como tesoureiro da campanha à Presidência, e aceitou, a despeito da “maldição” que colegas apontavam perseguir o cargo.

Bancada do PSol já foi avisada que Boulos se tornará ministro em breve - destaque galeria
6 imagens
Guilherme Boulos pode ser nomeado após a eleição do PT
Lula é cabo eleitoral de Boulos
O presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo
Presidente Lula e ministro Márcio Macêdo
Márcio Macedo será tesoureiro da campanha de Lula
Boulos é aliado de Lula
1 de 6

Boulos é aliado de Lula

Reprodução
Guilherme Boulos pode ser nomeado após a eleição do PT
2 de 6

Guilherme Boulos pode ser nomeado após a eleição do PT

Leandro Paiva/Campanha Boulos
Lula é cabo eleitoral de Boulos
3 de 6

Lula é cabo eleitoral de Boulos

Reprodução/Instagram
O presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo
4 de 6

O presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Presidente Lula e ministro Márcio Macêdo
5 de 6

Presidente Lula e ministro Márcio Macêdo

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Márcio Macedo será tesoureiro da campanha de Lula
6 de 6

Márcio Macedo será tesoureiro da campanha de Lula

PT/Divulgação

Alguns de seus antecessores, como Delúbio Soares e João Vaccari Neto, foram presos, enquanto outros enfrentaram processos na Justiça. Três anos após a eleição do petista, a prestação de contas gerida pelo atual ministro segue livre de ofensivas da judiciais.

Interlocutores do PT apontam que Lula deve procurar um cargo para não deixar o aliado “na chuva”. O jargão é usado na política para designar o período em que políticos ficam sem posto algum até conseguirem se reabilitar, seja através das urnas ou através de aliados.

Em evento no Palácio do Planalto na última sexta-feira (26/9), ao lado de Lula, Macêdo reclamou. Ele disse que “momentos como este fazem valer a pena estar na gestão, enfrentando agruras e cercos políticos, para entregar o que o povo precisa”.

Boulos, por enquanto, tem colocado panos quentes na situação. Quem o aborda perguntando sobre o futuro ouve que ainda não houve convite do presidente Lula e que seguirá tocando seu mandato até segunda ordem.

Como uma das condições impostas para o convite à Esplanada é o compromisso de permanência de Boulos no cargo para 2026 em diante, o PSol procura alternativas de candidatura em São Paulo. A principal aposta do para segurar o espólio do parlamentar é a deputada Erika Hilton, que ganhou protagonismo na Câmara com a PEC 6 x 1.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters