metropoles.com

Avenida Niemeyer é reaberta após 9 meses de interdição

Via estava interditada desde o dia 28 de maio de 2019, quando a Justiça do Rio determinou o fechamento após um temporal que atingiu a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Avenida Niemeyer, no Rio, prestes a ser liberada
1 de 1 Avenida Niemeyer, no Rio, prestes a ser liberada - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após nove meses de interdição, a Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon a São Conrado, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, foi reaberta neste sábado (07/03). A reabertura ocorreu por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), expedida na noite dessa sexta-feira (06/03) pelo presidente do órgão, ministro João Otávio de Noronha.

A via estava interditada desde o dia 28 de maio de 2019, quando a Justiça do Rio determinou o fechamento após um temporal que atingiu a cidade. No trecho do Vidigal, houve deslizamento de pedras e muita lama, o que provocou o fechamento da Niemeyer por medida de segurança. A decisão foi da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Antes do fechamento, a Avenida Niemeyer representava 25% do fluxo de veículos entre a zona sul e a zona oeste, com cerca de 36 mil veículos circulando pela via diariamente.

Obras
Ao todo, a Prefeitura do Rio informou que investiu mais de R$ 34 milhões em 56 intervenções ao longo da Avenida Niemeyer. Entre as obras realizadas, destaca-se a colocação de drenos profundos, o restabelecimento do sistema de drenagem, a eliminação de contribuição de esgoto, e a instalação de muros de contraforte, telas grampeadas, chumbadores e cortinas atirantadas.

Foram demolidas 34 casas em situação de risco ao longo da avenida e 34 famílias recebem aluguel social atualmente. Mais 17 construções, em que moram 30 famílias, também serão demolidas.

As intervenções, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, garantem a segurança da via para veículos, pedestres e moradores. A avenida será fechada em caso de chuvas de 38 milímetros em uma hora, com ventos de até 70 quilômetros por hora.

Segundo a prefeitura, o novo parâmetro está bem abaixo do volume suportado pela via, de 110 milímetros de chuva por hora, com ventos de 130 km/h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?