Auxílio emergencial: regularização do CPF passa a ser feita em Cartório
O documento atualizado é obrigatório para garantia do recebimento do benefício do governo por conta do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia

Interessados em regularizar o CPF para receber o auxílio emergencial do governo federal deverão procurar os cartórios do Brasil para inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via do documento. A mudança começa a valer a partir desta quarta-feira (01/06) somente em São Paulo. Na sequência, a medida irá afetar os demais estados brasileiros.
O prazo para desempregados, informais e autônomos pedirem o auxílio emergencial de R$ 600 se encerra na próxima quinta-feira (02/07). Porém, o cidadão que procurar as unidades já sairá do local com o documento regularizado e pronto para utilização.
Nos casos em que a Receita Federal apontar necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento poderá ser feito de forma on-line pelo site do registro civil, mediante entrega de login/senha.
A ação faz parte de um convênio firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), com base na lei que transformou os Cartórios de Registro Civil em Ofícios da Cidadania.
O valor para regularização do CPF é de R$ 7 e será cobrado no momento do atendimento. Porém, a inscrição do CPF no ato do registro de nascimento, cancelamento no caso de óbito e alteração de nome por ocasião do casamento continuam gratuitos ao público.








