As críticas ao método de Maíra Cardi, que diz secar até 24 kg ao mês

Além de Arthur Aguiar, empresária afirma ser responsável por emagrecimento de Anitta e Ludmilla. Nutricionistas alertam para perigos à saúde

atualizado 30/01/2022 10:44

Maíra Cardi Reprodução

São PauloMaíra Cardi tem reclamado que Arthur Aguiar, seu marido e participante do BBB22, está “destruindo” o emagrecimento de 9 quilos que conseguiu em 30 dias, promovido pelo programa dela, chamado Seca Você.

Autointitulada empresária do emagrecimento, ela já censurou o ator por ter comido pão e purê de batata no reality show. O nutricionista Daniel Cady, marido de Ivete Sangalo, chegou a acusar a influenciadora de “terrorismo nutricional”.

Maíra também se diz responsável pela perda de peso de artistas como Anitta, Lexa, Larissa Manoela, Sorocaba, Ludmilla e Luísa Sonza.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Para participar de seu método de emagrecimento, paga-se R$ 3,5 mil no plano Vip ou R$ 1.899 mil no pacote Tradicional Premium.

“É um programa que temos uma pessoa ali no seu pé, seja você famosa ou não”, disse a influenciadora ao apresentar a campanha na internet.

Seca Você

Os planos duram oito semanas e têm variações de suporte. De maneira geral, incluem entrevistas, avaliações e acompanhamentos com coach, nutricionista e personal trainer, tudo on-line.

A assinatura também pode oferecer cardápio elaborado por um nutricionista e treinos personalizados, segundo a empresária.

As divulgações oficiais ressaltam que o emagrecimento é conquistado sem o uso de medicamentos e cirurgias. “A base alimentar é comida natural: verduras, legumes, frutas, proteínas vegetais e animais”, consta nas redes sociais.

De acordo com Maíra, o método promete secar de 6 a 16 quilos por mês para mulheres. Para os homens, a expectativa é de perder de 8 a 24 quilos em 30 dias. 

“Você vai entrar em um grupo de monitoras que ficam ‘full time’ te acompanhando, te motivando todos os dias, mas também pegando no pé: ‘O que você comeu?’ ‘O que você fez?’ Uma secretária, uma mãe, uma babá”, complementou.

Preço para a saúde

A nutricionista Marina Politi, da Clínica Horaios, avalia que uma média de emagrecimento saudável varia entre 2 a 5 quilos por mês.

“Não dá para prometermos mais do que isso, porque aí começamos a comprometer outros compartimentos da saúde. Fazer isso de forma sustentável e saudável é muito difícil”, disse Marina ao Metrópoles sobre o emagrecimento oferecido por Maíra.

Aline Ruffi, que também é nutricionista, concorda que essa promessa de perda de peso só é alcançada com dietas muito restritivas.

“Enxergo esse emagrecimento como uma predisposição para desenvolver transtornos alimentares. O quão restritivo isso vai ser para o seu corpo e o quanto a longo prazo não vai causar danos psicoemocionais e biológicos?”, questionou Aline, ao Metrópoles.

Terrorismo nutricional

As nutricionistas chamaram de terrorismo nutricional o acompanhamento cerrado que Maíra Cardi faz da alimentação de Arthur Aguiar e promete também aos clientes do Seca Você.

Isso gera um sentimento de culpa e até frustração por parte do paciente. Em vez de acolher, está gerando medo”, explicou Marina.

“Precisamos parar de buscar milagres para o emagrecimento. Não dá para ficarmos esperando fórmulas milagrosas. Isso só vai causar um impacto negativo em toda a nossa relação com o corpo e com a comida”, disse Aline.

Mais lidas
Últimas notícias