metropoles.com

Aprovação do governo Lula caiu em outubro, diz Genial/Quaest

A gestão de Lula recebeu aprovação de 54% dos entrevistados. Apesar da queda, esse não foi o menor patamar de avaliação do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida presidente Lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente Lula - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu de agosto para outubro, segundo pesquisa da Quaest encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (25/10). A taxa de respostas positivas ao governo caiu de 60% para 54% nesse intervalo de tempo — a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Dos participantes da sondagem, 42% desaprovaram o governo atual, enquanto 4% não responderam. Apesar da queda, o novo patamar ainda não é o mais baixo. Em abril, o petista teve 51% de aprovação.

Aprovação do presidente Lula em outubro

Já em termos de avaliação, quando os entrevistados classificam o governo como positivo, regular ou negativo, houve variação para baixo dentro da margem de erro para o índice de avaliação positiva: era de 42% em agosto e agora está em 38%. A avaliação regular seguiu estável, a 29%, enquanto a avaliação negativa cresceu de 24% para 29%.

Avaliação positiva variou dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais

A opinião sobre se o país está na direção correta se inverteu. No levantamento de junho, 46% acreditavam que sim e 41% disseram que não. Agora, 49% apontaram que o Brasil está no caminho errado, enquanto 43% ainda acham estar na direção certa.

Desde fevereiro, a avaliação de que o governo Lula é melhor do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem caído. No segundo mês do ano, 60% consideravam a gestão petista melhor. Em junho, essa percepção era a de 49% dos entrevistados e, agora, variou na margem de erro para 47%.

Em fevereiro, 27% consideravam o governo atual pior do que o de Bolsonaro, com aumento a 34% em junho e, agora, variação para 38%.

Os que achavam as gestões iguais eram 8% em fevereiro, 11% em junho e são 10% em outubro.

Comparação entre governos Bolsonaro e Lula

A Quaest realizou 2.000 entrevistas presenciais de 19 a 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança, 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?