Após revogar nomeação de diretora, Queiroga visita hospitais do RJ

Mara havia sido nomeada na terça-feira (20/7). Ela é uma das defensoras da cloroquina para tratar Covid-19

atualizado 22/07/2021 9:07

Marcelo QueirogaArthur Menescal/Especial Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitará hospitais federais no Rio de Janeiro durante esta quinta-feira (22/7). O anúncio foi feito por meio das redes sociais um dia após o titular revogar a nomeação da médica Mara Regina Cordeiro Pezzino ao cargo de diretora do Hospital Federal de Ipanema, na capital fluminense.

Mara havia sido nomeada na terça-feira (20/7). Ela é uma das signatárias de manifesto publicado pelo grupo Médicos Pela Vida. A organização conta com mais de 200 profissionais da saúde parceiros que receitam medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19, como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, do chamado “tratamento precoce”.

No Twitter, Queiroga anunciou que vai visitar a rede de hospitais federais do Rio de Janeiro. Ele já havia falado sobre o tema na quarta-feira (21/7). Questionado sobre o motivo da revogação de Mara, o cardiologista disse que está fazendo uma “análise completa” dos gestores das unidades federais de saúde fluminenses.

0
Perguntado se a revogação está ligada ao posicionamento de Mara em relação ao tratamento precoce, Queiroga negou. “Óbvio que não. Inclusive, ela estava indicada ao Hospital Federal de Ipanema. Não quer dizer que eu não possa colocá-la lá. Apenas vou fazer uma análise global dos hospitais do Rio de Janeiro”, disse.

Mara Regina afirmou, em dezembro do ano passado, que não se vacinaria contra a Covid-19. Recentemente, ela questionou a eficácia da vacina ao comentar uma publicação que dizia que o senador Otto Alencar (PSD-BA) teria se infectado com a Covid-19 após ser vacinado. “Ué, para que serve essa coisa que ele tomou?”, publicou.

O Hospital Federal de Ipanema (HFI), vinculado ao Ministério da Saúde, oferece serviços de média e alta complexidade. É referência em diversas especialidades como cirurgia-geral, urologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia, neurocirurgia, plástica reparadora e ortopedia. Na área clínica, algumas referências são a pneumologia, a dermatologia e a infectologia.

Últimas notícias