metropoles.com

Aparecida (GO) realiza o teste do pezinho em 42 unidades de saúde

Exame é rápido, seguro, não precisa de agendamento prévio para ser feito e pode diagnosticar precocemente doenças graves e raras

atualizado

Compartilhar notícia

Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
O teste do pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e é indispensável após o nascimento. Ele permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas ao nascer. Sem o diagnóstico precoce e o tratamento rápido, essas condições podem causar sérios danos à saúde.
1 de 1 O teste do pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e é indispensável após o nascimento. Ele permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas ao nascer. Sem o diagnóstico precoce e o tratamento rápido, essas condições podem causar sérios danos à saúde. - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O teste do pezinho é uma triagem neonatal biológica que deve ser realizada no início da vida do bebê (O período ideal é do 3º ao 5º dia após o nascimento). O exame é realizado em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, das 8h às 17h.

Ele possibilita o diagnóstico de diversas doenças genéticas, crônicas, endócrinas, metabólicas e infecciosas como hemoglobinopatias, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e deficiência de biotinidases.

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) alerta as mães, pais e responsáveis sobre a importância do exame. De acordo com o chefe da pasta, Alessandro Magalhães, o teste do pezinho “indica doenças graves e raras que nem sempre apresentam sintomas nos bebês, e que, se não forem diagnosticadas precocemente, podem causar complicações e até mesmo sequelas irreversíveis. Orientamos a todos os responsáveis para que, caso o teste não tenha sido feito no hospital ou maternidade onde o bebê nasceu, que levem o recém-nascido após o terceiro dia de vida numa de nossas UBS’s ou no Centro de Atendimento Ambulatorial (CAA) localizado na Praça da Matriz (Setor Central) para que seja feita a testagem”.

Como é o exame

A chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, explica que para fazer o teste do pezinho os responsáveis devem levar os recém-nascidos na primeira semana (Preferencialmente até o 5º dia de vida) na UBS mais próxima: “Após o cadastro e o acolhimento na recepção, o exame é realizado numa sala específica por um profissional de enfermagem.

“A coleta consiste num furinho rápido no calcanhar e depois a gotinha de sangue é colocada em um papel filtro especial para o laboratório da APAE analisar. Daí o resultado pode ser visualizado em cerca de 30 dias na internet pelos responsáveis, que recebem um protocolo no ato da coleta”, indica a diretora geral da Maternidade Marlene Teixeira (MMT), Grazziely Rodrigues.

A médica Analice Doutor, da equipe da MMT, acrescenta que “se houver alguma alteração ou necessidade de repetição da coleta, o exame é repetido, e, em caso da confirmação de uma doença, o paciente será acompanhado pela equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis (GO), referência estadual para essa análise”.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?