metropoles.com

Aparecida (GO) realiza mutirão para aferição de pressão no sábado (29)

Ação é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, e ocorrerá no HMAP

atualizado

Compartilhar notícia

Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
goias mutirao afericao de pressao hmap
1 de 1 goias mutirao afericao de pressao hmap - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Ativo no combate à hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), na região metropolitana da capital goiana, realiza neste sábado (29/4), um mutirão para aferir a pressão das pessoas.

A partir das 7h, as portas do HMAP estarão abertas para aferição de pressão de pessoas que há muito tempo não têm esse cuidado. Ao todo, serão distribuídas 150 senhas por ordem de chegada e aqueles pacientes que apresentarem pressão acima de 140×90 serão atendidos por um cardiologista e receberão as orientações necessárias para o tratamento.

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença crônica caracterizada pelos níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, comemorado no dia 26 de abril. A pressão alta obriga o coração a fazer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue corretamente no corpo. É uma condição silenciosa que acomete mais de 30% dos adultos brasileiros e o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. E, vale enfatizar, são essas doenças a principal causa de mortes no país.

“Sendo uma doença silenciosa, muitas das pessoas desconhecem seu diagnóstico, o que faz com que percam a oportunidade de se tratar adequadamente e evitar complicações como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. Esses são os diagnósticos com que lidamos todos os dias no HMAP”, afirma o cardiologista Mayler Olombrada, coordenador da Clínica Médica da unidade.

A importância da campanha Abril Laranja é a conscientização da população. “Queremos avançar na prevenção e tratamento precoce, evitando mortes e preservando a qualidade de vida”, diz o médico.

Além da ação deste sábado, o hospital realizou durante a semana, ações para sensibilizar colaboradores e pacientes com palestras. Na segunda-feira (24/4), a conversa foi com a nutricionista Daniela de Souza, que tratou de Alimentação na Prevenção e Tratamento da Hipertensão Arterial. Terça-feira (25/4), o educador físico Agostinho Júnior explicou os Benefícios da Atividade Física em Hipertensos. Nesta quarta-feira (26/4), 9h30, será a vez do cardiologista Israel Maynarde tratar de Hipertensão Arterial: da prevenção ao tratamento.

Atenção o ano todo

De acordo com o cardiologista Humberto Graner, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia e presidente da Sociedade Goiana de Cardiologia, é preciso prevenir e tratar efetivamente a hipertensão arterial o ano todo e não pensar no cuidado somente em 26 de abril. Assim, é importante marcar o cardiologista para uma avaliação clínica e investir em bem-estar.

Graner recomenda a prática de atividades físicas, dormir bem, controlar o peso, manter uma dieta adequada, evitar sal, gordura, alimentos processados ou com carboidratos complexos. “Essas são apenas algumas das medidas que podemos adotar para prevenir a hipertensão arterial”, afirma o cardiologista.

Monitoramento em casa

E atenção: o paciente pode até ter um aparelho para aferir e monitorar a pressão arterial em casa, mas os dados precisam ser avaliados em um contexto maior pelo cardiologista que vai considerar também outros fatores de risco cardiovasculares, que possam predispor a pessoa à doença. “Independentemente das aferições que você faça da pressão, mesmo se ela estiver normal, procure um cardiologista para exames de prevenção todos os anos”, finaliza Graner.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia