Aparecida (GO) dá orientações para candidatos ao Conselho Tutelar
Comissão de Aparecida (GO) orienta candidatos a conselheiros tutelares sobre processo eleitoral no dia 1º de outubro
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Os candidatos aptos a disputar a eleição de conselheiros tutelares em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, receberam informações sobre o processo eleitoral. O encontro foi realizado na sede do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Setor Village Garavelo.
A comissão responsável pela eleição destacou aos 37 candidatos as regras da disputa, pontuando o que pode e não pode ser feito durante a campanha. A partir do próxima quarta-feira (23/8) , os candidatos podem começar a pedir votos e a eleição será realizada no dia 1º de outubro.
Confira o edital do processo eleitoral publicado no Diário Oficial Eletrônico em 3 de abril
Os pré-candidatos foram selecionados a partir de processo seletivo que contou com prova de conhecimentos gerais, redação, conhecimentos específicos e analise curricular.
O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no município. Os candidatos apresentaram suas experiências e perspectivas para o cargo, destacando a importância de garantir um ambiente seguro e saudável para crianças e adolescentes em Aparecida.
20 conselheiros
Serão eleitos, conforme previsto em edital, 20 conselheiros titulares. Cada regional do Conselho Tutelar contará com quatro representantes. Os demais serão suplentes e podem assumir em casos previstos no processo de escolha. As regionais são Centro, Maranata, Garavelo e Vila Brasília. O mandato de cada um será de quatro anos.
“Hoje, reunimos os aptos para disputar a eleição para detalhar questões referentes ao período eleitoral. Ressaltamos as regras previstas no edital e também tiramos dúvidas a respeito do pleito”, apontou o presidente da comissão eleitoral, Deurimar Barbosa.
Para este pleito, o Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição. Ao todo, serão 16 equipamentos distribuídos nas quatro regionais. Assim, cada uma irá receber quatro urnas.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia