Anvisa monitora voos do Reino Unido após nova variante do coronavírus

Objetivo é evitar a propagação da cepa. Ações são implementadas na chegada aos aeroportos de Guarulhos e Galeão

atualizado 22/12/2020 13:23

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que já está adotando medidas preventivas nos voos vindos do Reino Unido, com o intuito de amenizar o risco de a variante do novo coronavírus que circula naquele país entrar em território nacional. As ações estão sendo implementadas na chegada aos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Entre as ações, estão restrições de acesso ao Duty Free; monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave; solicitação de informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea; e acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração.

Além disso, estão sendo feitas leituras de mensagens sonoras na aeronave, já em solo brasileiro, com a presença da autoridade sanitária. Antes do desembarque, as equipes fiscalizarão o interior da aeronave e darão orientações a passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo nacional por autoridades brasileiras de saúde.

Os procedimentos começaram a ser implementados em um voo que pousou nessa segunda-feira (21/12) no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Segundo a agência, “nenhum passageiro ou tripulante declarou ter sintomas da Covid-19”.

Últimas notícias