metropoles.com

ANS autoriza reajuste de 10% para planos de saúde individuais

Justiça chegou a fixar a taxa em 5,72 % após pedido do Instituto de Defesa do Consumidor, mas liminar foi derrubada no dia 22 de junho

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK
plano de saúde
1 de 1 plano de saúde - Foto: ISTOCK

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quarta-feira (27/6) no Diário Oficial da União (DOU) decisão que autoriza as operadoras a reajustarem os planos de saúde individuais em até 10%. A resolução é retroativa a 1º de maio e é válida até 2019.

A Justiça chegou a limitar o reajuste em 5,72% após solicitação do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), mas a liminar foi derrubada no dia 22 de junho, 10 dias depois, autorizando o percentual oficializado nesta quarta.

A iniciativa do Idec foi baseada em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). O estudo da Corte apontava falhas na metodologia usada pela ANS para fixar o aumento, além de avaliar que o processo era pouco transparente.

A agência usa a mesma metodologia para calcular o índice máximo de reajuste dos planos de saúde individuais desde 2001, levando em consideração a média dos percentuais de atualização aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 usuários.

Porém, o TCU entendeu que o cálculo é falho porque os reajustes desses planos coletivos são informados pelas próprias operadoras à ANS e “sequer são checados ou validados de forma adequada pela agência”, segundo o Idec.

Mudanças
É importante destacar que o índice autorizado pela ANS é o percentual máximo que pode ser aplicado. Dessa forma, as operadoras não podem aplicar uma taxal mais alta do que a autorizada, mas são livres para adotar índices inferiores ao divulgado, ou mesmo manter suas mensalidades sem reajuste.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?