metropoles.com

Aneel: número de torres de transmissão derrubadas sobe para quatro

O aumento do número de ocorrências de quedas de torres após 8 de janeiro levantou a suspeita de sabotagens por extremistas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Linhas de transmissão de energia em horizonte descampado - Metrópoles
1 de 1 Linhas de transmissão de energia em horizonte descampado - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que cresceu o número de torres de transmissão de energia elétrica derrubadas no país. Desde 8 de janeiro, a agência contabiliza quatro ocorrências do tipo.

Nesta segunda-feira (16/1), a Aneel notificou a queda de uma torre no município de Vilhena (RO). Outras duas ocorrências também foram registradas em Rondônia, enquanto uma outra ocorreu no Paraná.

A Aneel ainda confirma mais três ocorrências, que, apesar das avarias, não motivaram a queda dos equipamentos. “Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências”, afirmou a agência por meio de nota.

Na última sexta-feira (13/1), o Ministério de Minas e Energia afirmou que autoridades policiais investigam a possibilidade de torres de transmissão de energia elétrica do sistema Eletrobras terem sido alvo de sabotagem.

Locais onde foram confirmadas quedas de torres de transmissão:

  • Cujubim (RO)
  • Medianeira (PR)
  • Rolim de Moura (RO)
  • Vilhena (RO)

Locais onde foram confirmadas torres de transmissão com danos, mas sem queda:

  • Palmital (SP)
  • Rio das Pedras (SP)
  • Tupâssi (PR)

Em 8 de janeiro, atos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com os resultados das eleições tomaram a Esplanada dos Ministérios. A coincidência de datas levantou a suspeita de sabotagem.

Segundo a Aneel, o Ministério de Minas e Energia têm atuado junto a autoridades de segurança pública para investigar os casos. “As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência”, ressalta.

O Ministério de Minas e Energia informou que, nesta terça-feira (17/1), o ministro Alexandre Silveira se reunirá com representantes das empresas do setor elétrico, da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), da Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Nesta segunda-feira (16/01), Silveira se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, a fim de discutir as ocorrências.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?